OI HANG LOOSE PRO CONTEST COMEÇA EM NORONHA

Sete anos após receber o Hang Loose Pro Contest pela última vez, em 2012, a Cacimba do Padre, em Fernando de Noronha, volta ao foco do surfe nacional. Desta terça-feira (19) até domingo (24), a praia, famosa por suas ondas tubulares e águas cristalinas, é palco da primeira etapa do Qualifying Series (QS) em 2019 na América Latina. O QS é o circuito de acesso ao Championship Tour (CT), primeira divisão mundial da modalidade. A primeira chamada de avaliação do mar está marcada para as 7h45.

Fernando de Noronha como palco, por si só, já é um fator que ajuda a atrair nomes de impacto no cenário nacional e também bons competidores de fora. Para quem vai disputar o QS em 2019, a etapa tem ainda o chamariz de ser uma das mais importantes em termos de pontuação para o ranking, oferecendo seis mil pontos ao campeão. Fora isso, os integrantes do CT têm a obrigatoriedade de disputar dois eventos do QS por ano e, como o Oi Hang Loose Pro Contest acontece antes do início do Tour 2019, não só “já livra” um compromisso, como ajuda na preparação.

O evento reúne 136 atletas, sendo 73 brasileiros e 63 representando outras 19 nações. Eles foram divididos inicialmente em duas rodadas de 24 baterias cada – confira a distribuição aqui. Na primeira rodada, competem 88 surfistas. As principais estrelas, como o bicampeão mundial Gabriel Medina e o potiguar Italo Ferreira, primeiro e segundo favoritos, respectivamente, em um total de 48 cabeças de chave, só entram na disputa na segunda rodada.

Cada bateria da rodada inicial classificará os dois primeiros colocados. O terceiro será eliminado em 97º lugar, somando 120 pontos no ranking do QS, enquanto o quarto ficará em 121º lugar, com 75 pontos. Os que passarem comporão as baterias da segunda rodada, ao lado dos cabeças de chave. A partir de então, começará a ser distribuída a premiação de US$ 130 mil no primeiro QS 6000 da temporada.

 

Por: Irce Falcão, da Folha de Pernambuco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *